Super Street Fighter IV Arcade Edition será lançado para PC!
Muitos de vocês vêm pedindo uma versão de Super Street Fighter IV para PC já a um bom tempo e eu fiquei muito satisfeito de poder anunciá-la a um mês atrás no nosso evento Captivate em Miami. Conforme vamos chegando perto do lançamento, temos recebido várias perguntas especificamente sobre a versão PC. Surgiram várias idéias e considerações, especificamente em relação a versão de PC, e eu quero tentar compartilhar com a comunidade o máximo de informações possível.
Ao vir para o PC, existem algumas coisas sobre SSFIV: Arcade Edition que o diferem da versão dos consoles. Ao contrario dos consoles, o PC é uma plataforma aberta, nós nunca sabemos ao certo qual a configuração de hardware que um jogador está usando para rodar o jogo (ou qual tipo de software ele está rodando ao mesmo tempo que o jogo). Isso pode ser um grande desafio para os desenvolvedores nesse ponto.
Em um dos lados, alguém tem um super maravilhoso Intel Core i-7 CPU juntamente de uma poderosa GPU Nvidia 580 então ele será capaz de rodá-lo em 1920 x 1200 ou maiores resoluções (maiores que 1080p) com loucos níveis de anti-aliasing e full stereoscopic 3D via Nvidia 3D Vision. Super. Uau!
Do outro lado, alguém está tentando rodar o jogo num hardware que é menos poderoso que os requerimentos requeridos, ou tentando rodar o jogo num hardware decente mas suas configurações estão acima do que seu hardware realmente pode manter em sólidos 60 frames por segundo. E infelizmente, você pode tentar jogar online contra essa pessoa. No passado, com SFIV, essa pessoa fazia com que todo o jogo ficasse lento, mudando completamente os tempos de comandos que você tanto trabalhou para aperfeiçoar (ou em meu caso, não exatamente aperfeiçoar) e como resultado, a experiência era bem menos que ótima.
Em SSFIV:AE, nós implementamos algumas medidas para ajudar nessa questão:
Assim como em SFIV, existe um benchmark que ajudará os jogadores a ajustarem as configurações para um nível que poderá manter consistentes os 60 fps. O que há de novo, é que esses resultados de benchmark serão usados como critério nos confrontos online. Isso quer dizer que, ele vai tentar igualar os jogadores com bons framerates com outros jogadores com bons framerates, todos os outros critérios serão iguais (e, inversamente, ele deve corresponder pessoas que não têm configurações de hardware adequadas ou com outras pessoas que também não fizeram desse ponto uma prioridade). Isso deverá ajudar a manter experiências consistentes assumindo que muitas pessoas estão na espera de desafios em qualquer momento particular.
A segunda parte da solução vem na forma de novas opções que permitem que jogadores escolham entre framerates “smooth”(algo como suavizado), “variable”(variável) ou “fixed”(fixo). "Suavizar" vai permitir que a jogatina não mostre todos os frames, mas, potencialmente às custas de uma consistente e alta taxa de framerate. Isso é similar a como lidamos com isso em SFIV. Fixo consome alguns frames para manter a velocidade da jogabilidade e dos comandos consistentes. Variável é um híbrido dos dois modos que as vezes consome frames quando é absolutamente necessário para manter a jogabilidade normal.
Antes que vocês perguntem o “extra effect” (efeitos extra) nas configurações de gráficos podem ser mantidos como “ink”(tinta), “watercolor”(aquarela) e “posterization”(posterização) que são muito similares ao efeitos extras de SFIV no PC.
Aqui estão um par de imagens da versão PC em 1920x1200 para mostrar a seus olhos algum prazer(click nelas para ver o tamanho real):
Requerimentos e recomendações
Então a próxima questão é, que tipo de hardware você precisa? A realidade é, não é necessário um PC de configuração muito alta para entregar a mesma experiência dos consoles. Ou tendo a configuração recomendada para uma experiência até melhor que nos consoles.
Requerimentos Mínimos:
OS: Windows XP/Vista/Windows 7
Processador: Intel Pentium 4 2.0 GHz and up
Memória: 1 GB RAM
GPU: DirectX 9.0c/Shader3.0 and up supported (operation on-board is not guaranteed)
Video: NVIDIA GeForce 6600 and up (except for NVIDIA GeForce 7300), VRAM: 256MB and up (operation sharing with main memory is not guaranteed) or ATI Radeon X1600 and up VRAM: 256MB and up.
Hard Drive: 4.5 GB free hard drive space
Som: DirectSound, DirectX9.0c Compatible Audio
Outros requerimentos: Online play requires software installation of and log-in to Games For Windows – LIVE
Requerimentos Recomendados:
OS: Windows Vista/Windows 7
Processador: Intel Core2 Duo 2.0 GHz and up
Memória: 2 GB RAM
GPU: DirectX 9.0c/Shader3.0 and up supported (operation on-board is not guaranteed)
Video: NVIDIA GeForce 8600 and up, VRAM: 512MB and up (operation sharing with main memory is not guaranteed)
Hard Drive: 4.5 GB free hard drive space
Som: DirectSound, DirectX9.0c Compatible Audio
Suporte aos controles
SSFIV: AE terá suporte a dois controles Xbox 360/Games for Windows e/ou fight sticks compatíveis(ex. Mad Catz fight sticks). E foram testadas as duas versões, com e sem fio.
Adicionalmente, todas as teclas do teclado, para os dois jogadores, são completamente remapeáveis para jogadores de teclado ou aqueles que usam controles não padrão /Joy2Key/Xpadder.
Games for Windows Live
Em razão de criar um nível de serviços idêntico ao que é provido no console, nós escolhemos o Games for Windows Live como o serviço online para SSFIV:AE. Então, os canais de replay, conquistas, listas de amigos, mensagens e etc. são exatamente como são na Xbox Live. Antes que eu seja perguntado sobre isso, não haverá partidas entre plataformas diferentes.
Agora o lado da segurança, SFIV infelizmente foi infestado de piratas e hackers que bagunçaram com a tabela de líderes. Para esperançosamente remediar isso, SSFIV:AE fará uso de uma tecnologia chamada SSA (similar a que usamos em Dead Rising 2). Assim como na Xbox Live, os jogadores vão se conectar quando abrirem o jogo. Você deve ter uma conta na Games for Windows Live (que é grátis) em razão de ter acesso completo ao título. Se você já tem uma conta Xbox Live silver ou gold, elas funcionarão também e suas conquistas serão adicionadas e mostradas em sua pontuação.
Inevitavelmente a questão é: se acontecer de você perder conexão temporariamente no meio de uma sessão (vamos dizer que está treinando combos na sala de treino ou fazendo os desafios), sem problema. Você será capaz de continuar o que estava fazendo antes a partir do ponto da quebra, voltando para os menus, até o ponto de ser perguntado novamente para conectar. A partir do momento que seu PC estiver de novo online, tudo vai continuar como estava, assim como no Xbox 360.
Se você não estiver conectado a um perfil GFWL, o modo offline terá funcionalidade limitada. Obviamente não haverá partidas online, acesso aos canais de replay ou outras funções online (e essa é a parte que mantém os jogos online seguro de hackers ou piratas). Adicionalmente, você não será capaz de acessar qualquer DLC ou de salvar qualquer progresso nos desafios ou nas configurações, e todas as partidas locais ficarão restritas a somente 15 dos 39 personagens.
Para responder a algumas outras perguntas que nos fizeram:
Não haverá limite de instalações. O jogo será vinculada a conta com o mecanismo SSA. Você poderá instalá-lo zilhões de vezes, desde que se esteja conectado a conta associada, você estará livre para ir.
Sim, haverá suporte aos DLCs. Todos os pacotes de roupas da versão console, assim como no SFIV original, estarão disponíveis via Games for Windows Live Marketplace. Embora haja uma advertência: usuários do Steam não poderão utilizar o GFWL Marketplace para obter os DLCs. Nós vamos fornecer mais detalhes sobre este enrugamento em uma data posterior.
Os serviços da GFWL e suas funcionalidades serão as mesmas, independentemente de você comprar um disco físico ou fazer o download através do serviço de distribuição digital. Não haverá nenhuma outra forma de DRM nas cópias digitais ou em disco. Steam e Impulse serão habilitados a fazer uso de suas respectivas soluções de segurança em adição ao SSA.
*
But what if I don’t live in a GFWL Supported Region?
While Games for Windows Live has expanded its coverage (and I’m told, will continue to expand) it is not fully available worldwide. Many players in “unsupported countries” sign up for accounts from supported countries.
From a transactional standpoint, obviously a retailer and most (but not all) digital delivery services won’t restrict the sale of the product to you but this is definitely a buyer-beware situation. Unless you have or can get a Games for Windows Live account and you don’t live in one of the supported countries, unfortunately we don’t have a good solution for you today. We continue to work with MS on providing direction on which countries to expand to next.
What about Japan?
Now, Japan is a supported region on GFWL, however there were no plans to distribute the title in Japan at retail so it was never CERO rated. And unfortunately, as a result our offices in Japan are not prepared to offer customer support on the game in that territory (sorry).
That said, if you are in Japan, you should be able to buy it from any of our digital partners and it should function normally provided you have a GFWL account (Japanese or otherwise). There is no geofencing turned on for GFWL supported territories. Just be aware that the level of service you would normally see from Capcom locally isn't going to be there.
*Parte não traduzida por ser irrelevante aos jogadores por serem questões técnicas sobre regiões suportadas pelo serviço online
Se eu morar em outro lugar, onde eu consigo suporte?
Para suporte técnico no download, compras ou instalação, por favor contate o distribuidor digital de onde comprou o jogo. Para qualquer dúvida técnica sobre o jogo ou problemas relacionados ao jogo em si, você pode usar a lista a seguir:
US: (650) 350-6700 (8:30am - 5pm PST)
Europe: (10am - 5pm)
UK 08005876638
France 0800909617
Italy 800928830
Germany 08001801976
Spain 900811390
Korea: (02) 525-2127 (10am - 5pm)
Asia (excluding Japan): (852) 2366-1001 (10am - 5pm)
Suporte a línguas extendido
No passado, eu tive a percepção de como o PC é uma plataforma global e alcança um número de territórios em que, historicamente os consoles não são fortes. Para isso nós traduzimos o jogo em muitas outras línguas em relação a contraparte dos consoles. Aqui vai a lista completa:
English
French
Italian
German
Spanish
Japanese
Simplified Chinese
Russian
Polish
Czech
Swedish
Finnish
Norwegian
Portuguese
Dutch
Danish
Korean
Eu quero comprar! Onde e quando eu posso comprá-lo? E quanto vai custar?
Haverá vendas de mídia física na América do Norte e Europa no próximo mês de Julho (as datas serão reveladas um pouco depois, mas estamos tentando manter em uma semana após a versão física dos consoles) mas adicionalmente nossos mais de 20 parceiros digitais ao redor do mundo também entregarão o jogo. Pessoas da Korea, haverá uma versão física, mas, sinto muito dizer, vocês não poderão adquirir a versão digital antes de Outubro. O preço do jogo fica em torno de $39.99 (o mesmo que a versão em disco do Xbox 360/PS3). Muitos de nosso parceiros digitais já estão fazendo a venda em pré-ordem. Algumas estão oferecendo ofertas de “Compre 3 Cópias/Leve 4 Cópias” para manter seus amigos na negociação, no momento é a “melhor oferta” por ai.
Capcom (cópia grátis de Flock!)
Steam
Direct2Drive
Gamersgate
Impulse
E outros 16 nomes que serão mostrados depois ;)
Então, resumindo, E acho que a versão PC de SSFIV: AE é um pacote extremamente cheio de novidades, o qual espero que, continue revigorando a cena de jogos de luta no PC. Se você tiver um tempo disponível, vá até a conta de Ono-san no twitter e deixe-o saber o quão excitado você está quanto a isso.
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